quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Drinks que fizeram a história: Mojitos.



Não dá pra falar em Mojito, tradicional drink cubano, sem falar de um dos seus mais ardorosos fãs, Ernest Hemingway, que costumava bebê-lo no famoso bar “La Bodeguita del Medio” em Havana. Segundo Hemingway, o criador do drink teria sido o aventureiro inglês Francis Drake, primeiro homem branco a aportar em ilhas do Pacífico Sul. Drake teria tido a idéia de misturar a nativa hortelã com boas doses de rum. A desculpa: o mix seria a ideal para proteger os marujos dos problemas respiratórios e estomacais, tão comuns nas grandes travessias marítimas. É de Hemingway a frase: ""Meu mojito em La Bodeguita. Meu daiquiri em El Floridita".

Segundo Derivan, um dos mais consagrados barman de São Paulo “Mojito é um drink refrescante que nos transporta para a década de 30, em Havana. Seja lá quem o tenho inventado ele conseguiu refletir a sabedoria que existe na simplicidade do hortelã, rum e açúcar juntos”.


Ingredientes: * 50 ml de rum branco* 1 colheres (sopa) de açúcar* Suco de 1 limão* 1/2 copo de água com gás (cerca de 100 ml)* 1 ramo de hortelã (cerca de umas 10 a 12 folhas)* Gelo picado a gostoModo de preparo:1. Coloque os 4 últimos ingredientes no copo onde vai ser servido o drink2. Amasse bem o hortelã (esse é o segredo do bom mojito)3. Depois é só adicionar o rum e o gelo

Um comentário:

Julio Antonaccio disse...

Aaaahhhhhh!

¡¡¡Morrrrrrrrritos!!!